Pompéia, a cidade petrificada pelo vulcão Vesúvio

outubro 27, 2017


Olá, Pessoas! Preparados para mais uma viagem?! :D To na área de novo, andando sobre uma faixa de pedestres milenar (supera essa Beatles), com meu guia telefônico na mão, desta vez passando por Pompéia, Itália. Sua história é bem famosa. Com certeza vocês já ouviram falar de uma das maiores descobertas do mundo. Não?! Vou dar uma breve introdução. Se liguem aí!



A Descoberta...
Pompéia foi uma cidade completamente soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C, vindo a ser redescoberta por acaso, 1600 anos depois. Contudo, ela se manteve conservada de uma forma tão impressionante que após feitas as escavações, em 1748, com muito cuidado e vagareza, foi possível ver até as dobras das roupas nos corpos das vítimas, assim como os objetos e esculturas em perfeito estado, as cores das paredes e suas pinturas... detalhes que seriam facilmente arruinados ou modificados ao longo de todos esses anos. As escavações continuam até os dias atuais, num anseio infinito por novas descobertas.



Então uma galera estava explorando um território aí de repente aparece uma telha... "Que estranho! Deixa eu cavar mais um pouquinho pra ver o que é isso..." e descobre uma cidade inteira! Obviamente não foi tão simples assim... mas Pompéia nos permite viajar muito na imaginação! Em 1997 foi declarado pela UNESCO como patrimônio mundial. E eu andei como doida por todas aquelas ruas analisando cada detalhe, escutando minha guia virtual que explicava tudo minuciosamente... Ninguém me segura num museu a céu aberto, gente!!


Pompéia Moderna 
Pompéia continuou sepultada embaixo de 6 metros de destroços vulcanicos, desapareceu do mapa e foi completamente esquecida no tempo. Muitos anos depois, novas cidades foram construídas naquela região e uma "outra (nova) Pompéia" também. A Pompéia moderna tem 25 mil habitantes e foi fundada pelo religioso Bartolo Longo, logo depois que concluíram o lindíssimo Santuário da Virgem do Rosário, que também foi construído por iniciativa de Bartolo, em 1891. Vale a pena ver o satuário que fica a 7 min (a pé) do Sítio Arqueológico onde se encontra as escavações da antiga Pompéia.

Clique na imagem para ampliar

COMO CHEGAR: Pode ser de carro, ônibus, trem e até de avião, já que tem um aeroporto em Nápoles que fica a meia hora de Pompéia. 

QUANDO IR: Eu fui em novembro (outono) e foi perfeito. Não tinha muita gente, não era nem quente e nem frio. Eu aconselho outono ou primavera, e talvez inverno, já que não faz tão frio nessa região. Verão, na minha opinião, nem pensar! Muita gente, tudo mais caro, e um calor exageradamente insuportáááável!

Sítio Arqueológico de Pompéia
Fica no centro da cidade e funciona todos os dias da semana, das 9:00 até 17:00 (obs: os horários mudam, dependendo da estação). Fechado nos dias: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.  É muito importante um guia para desfrutar melhor o que esta raridade tem a oferecer. Os guias turísticos ficam bem na entrada do sítio, mas optamos pelo guia telefônico (audioguia) que tem em vários idiomas (incluindo português) do próprio PompeiViva. Visita: 13 euros. Audioguia: 7 euros.


Basílica da Antiga Pompéia, edifício público que era utilizado como tribunal e sede para contratações comerciais

Fórum, onde tomavam as decisões mais importantes naquela época, ficava na praça principal da cidade e representava o centro politico, econômico e religioso

A visita as ruínas dá pra concluir em uma manhã sem perder tempo. Então aproveita a tarde para conhecer outro lugar. No meu caso, fui a Nápoles. Ao entrar, recebemos um panfleto contendo o mapa da antiga cidade dividida em números. Quando passávamos por algum número era só apertar o mesmo no audioguia e dar o play. Também usávamos um aplicativo que mostrava no celular como aquele lugar era antigamente. Ferramentas perfeitas para voltar no tempo completamente.

Mercado de peixes, deduzidamente pela grande quantidade de escama de peixe encontrada aqui

A mais badalada lanchonete da cidade ;D

ONDE COMER: Eu que só penso em comida me preocupo logo com essas coisas! Tem lanchonetes entre as ruínas para merendar ou comprar uma bebida, porque é chão, viu! Seguimos o nosso roteiro pela cidade soterrada ainda comendo para não ficar tarde pro outro passeio (Nápoles)! Tá pensando que vida de viajante é fácil?! :D
Depois que saímos do Sítio, almoçamos em algum restaurante pela cidade (nova) de Pompéia mesmo, tem ótimas opções por la.


Escrita no chão da frente da casa do Fauno, era uma das casas mais luxuosas da antiga Pompéia. A palavra HAVE significa saudação em latim, pode ser traduzida como "ola" ou "salve"
Terma, funcionava como uma sauna ou spa, aquecida naturalmente pelo sol. Olha como eles viviam no luxo! :D
Pompéia era famosa naquela época pelos seus prostíbulos. Vinham até os imperadores de Roma desfrutar dos prazeres da cidade. A zona boemia, que era sempre muito agitada, tinha pinturas eróticas por toda a parte! A maioria dessas figuras permaneceram intactas e eram tão constrangedoras que quando foram recolhidas das escavações, ficaram escondidas por anos em um museu secreto de Nápoles, sendo a partir do ano 2000, expostas para visitação.



Casa do Fauno. A estátua que vemos acima, no jardim da casa, se chama Fauno Dançarino. Uma reprodução exata da original que se encontra hoje no Museu de Nápoles. Esta obra é um dos símbolos mais ícones da antiga Pompéia.


Coliseu de Pompéia
Depois de tudo isso você pensa que não tem mais nenhuma surpresa e dá de cara com o coliseu de Pompéia. Lindíssimo! À direita não dá pra ver, mas ficava o clube para treinos de jogos olímpicos e dentro do coliseu foi construída uma enorme pirâmide de madeira para a exposição de relíquias; materiais; fotos feitas durante as escavações; juntamente com o momento mais emocionante do passeio: as vítimas que foram petrificadas no instante em que foram atingidas pela erupção na posição exata em que foram mortas pela onda de temperatura de 300º.
 
Dentro do Coliseu

Sensação indescritível. Nada no mundo se compara a esta cena. É possível ver a feição de espanto, terror e medo nos rostos das vítimas. Tem quem proteja o nariz para não inalar a fumaça vulcânica quem sabe pensando "sera que amanhã tudo volta ao normal?", tem aquele que não perde a esperança tentando fugir até o último segundo. Outro com o filho no colo, e duas pessoas deitadas juntas conformadas com a "ira dos deuses"... Instantes antes do fim, eternizados para o mundo. :(



Vitimas petrificadas expostas dentro da Piramide

Vendo a distância do Vesúvio para as ruínas imagine a força (1000 vezes mais devastadora que a bomba atômica de Hiroshima) dessa erupção para chegar tão longe e de forma tão fatal destruindo também outras cidades como Herculano, Oplontis e Estábia. Segundo especialistas, estima-se que a nuvem formada pela explosão naquele dia chegou a 26 km de altura. Sendo considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo, o Vesúvio está adormecido e pode explodir a qualquer momento.

Vulcão Vesúvio

Plínio, o moço, conseguiu escapar da tragédia e escreveu uma carta, que se tornou famosa mundialmente, relatando o horror vivido no dia. É de arrepiar! Segue um trecho:

"(...) se formava uma nuvem volumosa e de forma incomum. (...) A nuvem parecia-se muito com um pinheiro porque, depois de elevar-se em forma de um tronco, desabrochava no ar seus ramos. O Vesúvio brilhava com enormes labaredas em muitos pontos e grandes colunas de fogo saíam dele, cuja intensidade fazia mais ostensivas as trevas noturnas. Podia-se ouvir os soluços das mulheres, o lamento das crianças e os gritos dos homens. Muitos clamavam pela ajuda dos deuses, mas muitos outros imaginavam que não havia mais deuses e que o Universo estava imerso numa eterna escuridão". (Plinio, o moço, 79 d.C)

Impressionante, né?! Vale a pena ler por inteiro! Esse foi um dos dias mais emocionantes da minha vida e espero que vocês tenham curtido o meu relato. Como disse o poeta alemão Goethe sobre Pompéia "...de todas as catástrofes que se abateram no mundo nenhuma provocou tanta alegria às gerações seguintes. Não conheço nada mais interessante." Fica a dica!

Mais Fotos...
Alguém pode traduzir isso?



Entrada para o mercado de peixes

Outras Curiosidades
  1. Tragédia anunciada: Muitas danificações em Pompéia foram causadas por terremotos antes da erupção. Esses tremores que fizeram depois o Vesúvio despertar.
  2.  O dia exato da erupção: Há pouco tempo acreditava-se que a erupção tinha acontecido no dia 24 de agosto de 79 d.C, porém, novos estudos mostram que é mais provável ter sido no dia 24 de outubro, pelas roupas das vitimas, que eram feitas de tecido mais grosso, usadas mais na época de outono, e pelos resídios de frutas que só se encontravam na mesma estação.
  3. Descoberta e Redescoberta: Em 1594, estavam escavando um canal subterrâneo para desviar o curso de um rio, quando descobriram por acidente, pela primeira vez, uma pequena parte de Pompéia. O arquiteto Domenico Fontana foi chamado e chegaram até o ponto de ver algumas ruínas de edifícios, como também qualquer afresco e moedas locais, porém, é claro que não faziam ideia do que se tratava. Depois do forte terremoto (e posteriormente outra erupção do Vesúvio) em 1631, tudo foi abandonado novamente. Nas pesquisas em português, dizem que o arquiteto Domenico Fontana depois que encontrou Pompéia acidentalmente a enterrou de novo como um ato de preservação para as futuras gerações, mas nos dados em italiano a única notícia parecida é que Domenico, sem explicar o verdadeiro motivo e contra a vontade do seu superior, modificou o trajeto do canal subterrâneo para evitar mais danos às ruínas que tinha encontrado.
  4.  Os moradores de Pompéia não sabiam que o Vesúvio era um vulcão: Pensavam que era uma simples montanha.
  5. Os primeiros corpos: A escavação intencional e oficial de Pompéia começou em 1748, mas foi só depois de um século que começaram a encontrar os corpos das vítimas.
  6. Uma inteligente técnica para recuperar os corpos: A técnica foi inventada pelo arqueólogo Giuseppe Fiorelli que comandava as escavações de Pompéia em 1863. O método que foi utilizado para retirar os corpos era moldá-los com gesso. Quando encontravam um vago espaço que imaginavam ser de um corpo humano, colocavam o gesso, esperavam endurecer para começarem a esculturar a vítima.
  7. Número de vitimas: Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram com a erupção de 79 d.C. Das escavações de Pompéia foram recuperadas em torno de mil corpos e estima-se que foram mais de 2.500 vítimas; Hercolano tinha +/- 4 mil habitantes; Estabia também. Contando outras cidadezinhas ao redor que tiveram o mesmo triste fim, especula-se que o numero de vítimas passe de 10 mil.
  8. Arte erótica: Todos os afrescos eróticos recolhidos em Pompéia foram logo expostos no Museu de Nápoles. Porém, em 1819, quando o Rei Francesco I foi visitar o Museu, juntamente com sua mulher e filha, ficou extremamente constrangido e ordenou que transferissem todas as artes de cunho sexual para um gabinete secreto do Museu e determinou que somente "pessoas de idade madura e que respeitasse os confrontos da moralidade" poderiam entrar.

2 comentários

Posts Relacionados