As cidades mais lindas da Umbria

janeiro 02, 2018

Lago Trasimeno
Umbria é uma região situada no centro da Itália, (de todas que eu conheci até hoje, essa foi a que eu mais amei em absoluto!) Faz fronteira com a Toscana, Marche e Lazio, tem aproximadamente 889 mil habitantes e oferece uma magnífica paisagem de colinas, montanhas e plantações muito bem organizadas. Também lidera como a região que possui o maior número de aldeias mais lindas do país. A beleza da Umbria consiste num todo. Eu não sabia o que era mais surpreendente: os lugares que visitávamos ou a viagem entre uma cidade e outra.

Por aqui Umbria é chamada de "Cuore Verde d'Italia" (coração verde da Itália)

E sabe qual é a melhor?! Seguindo um roteiro inteligente, em uma semana dá pra explorar muito bem a região. Eu passei 4 dias e consegui conhecer as 8 cidades mais bonitas! Para escolher as cidades foi muito simples: google! Eu escrevi "città piu belle dell'umbria", entrei em uns 10 sites diferentes e anotei os nomes mais citados.

ONDE FICA UMBRIA NO MAPA:


QUANDO IR:

Eu fui em abril (primavera) e o clima estava perfeito! Nem frio, nem calor! Mas aconselho ir em maio ou em junho porque a paisagem é ainda mais florida. Final de junho já começa aquele calorzinho exagerado! 😓

AS CIDADES QUE VISITEI:

Clique na imagem para ampliar

ONDE SE HOSPEDAR:

A melhor opção para o nosso roteiro foi ficarmos hospedados na zona do Lago Trasimeno, porque partindo de lá a distância era de no máximo 1h de carro para as outras cidades que queríamos conhecer. Porém, melhor que a comodidade foi a beleza daquele lugar!! O 4° maior lago do país é rodeado de cidadezinhas bem charmosas, vale muito a pena dar uma volta completa pelo Trasimeno.

O Lago Trasimeno possui 3 ilhas: Polvese, Maggiore e Minore

Castiglione del Lago

Ilha Maggiore, vista da cidade de Passignano

Vamos começar logo essa viagem! Em ordem decrescente vou contar pra vocês quais foram as 8 cidades mais relevantes. A princípio pensei em fazer uma classificação das cidades que eu mais gostei, porém confesso que não saberia (e nem sei até hoje) escolher, entre as 4 primeiras da lista qual seria a numero 1. Amo todas! Por isso vamos classificá-las por relevância:

8. SPOLETO

A Fortaleza Albornoziana e a Ponte das Torres
Spoleto fica no sul da Umbria e como eu já estava vindo do sul do país essa foi a minha primeira parada. Tem 38 mil habitantes e existe desde 1000 anos a.C. As suas riquezas artísticas, históricas e arquitetônicas são famosas em todo o mundo.

Os escritores alemães Goethe e Hermann Hesse já visitaram Spoleto sendo que este último escreveu uma carta para sua esposa relatando "Spoleto é a descoberta mais linda que eu fiz na Itália, tem tal riqueza de belezas quase desconhecidas, de montanhas, de vales, florestas de carvalhos, conventos e cascatas!".

Não preciso dizer mais nada, né?! 😄 Vejam nas legendas das fotos abaixo os pontos turísticos mais importantes:

(a esquerda) Fonte da Praça do mercado. Fica no coração do centro histórico de Spoleto

Teatro Romano

(a esquerda) Igreja de San Filippo Neri. Sua construção começou em 1640 e concluiu em 1671. Por causa de um terremoto em 1997, permaneceu fechada por 17 anos, vindo a ser restaurada apenas em 2014 e (a direita) a Igreja de San Pietro

Duomo de Spoleto, também chamado Catedral de Santa Maria Assunta, é a igreja principal da cidade. Sua construção começou em 1067, sobre as ruínas de uma igreja do século IX (801-900), com uma arquitetura em estilo romano

(a esquerda) Arco de Druso. Foi construído no ano 23 d.C para ser a porta de acesso do Fórum da cidade


7. PASSIGNANO SUL TRASIMENO

Centro Histórico

Pra mim, esse lugar se tornou único, porque me lembrou muito a cidade de Ilhéus (Bahia, Brasil)! Bateu logo aquela nostalgia da minha terrinha! 💗 Mas deu pra matar a saudade um pouco também!

Aqui encontramos algo diferente da clássica Itália. Um clima suave e moroso, uma longa orla, com quiosques, barzinhos e música ao vivo. Passignano fica na margem do Lago Trasimeno e o seu centro histórico é um charme. Parece uma vilazinha cinematográfica!

A cidadezinha tem quase 6 mil habitantes, é bem pequena! Então já conheceu tudo em poucas horas e não sabe mais o que fazer?! Vamos passear de barco pelo lago, partindo de Passignano mesmo, com parada na Ilha Maggiore (a mais famosa) onde tem um castelo e uma vista bem legal. Não fiz o passeio mas recomendo! (Quando eu voltar a Umbria vou fazer também 😍)

No local onde hoje existe Passignano, aconteceu a Batalha do Trasimeno e foi um dos mais sangrentos combates da Segunda Guerra Annibalica (guerra entre Roma e Tunísia). Reza a lenda que devemos tomar cuidado ao passear pelas margens do Lago, pois poderemos ver soldados romanos sorrindo para nós no fundo do espelho d'água, onde encontraram a morte na batalha de 217 a.C. Que medoo!! 😱



A casa mais fofa que já vi

Isola Maggiore ao fundo





6. CASTIGLIONE DEL LAGO

A construção em maior evidência a esquerda, com uma cúpula e uma cruz é a Igreja de Santa Maria Maddalena

Outra cidade que fica na margem do Lago Trasimeno. Castiglione del Lago tem um centro histórico bem diferenciado. Foi construído sobre altas rochas e cercado por altos muros. De fora vemos as construções bem elevadas da terra, o que torna tudo mais grandioso e elegante.

Daqui conseguimos ver a maior ilha (no total são 3) do Lago Trasimeno: Isola Polvese. Um tempo atras, Castiglione era a 4° ilha do Lago. Com o passar dos anos o espaço de água que a separava da terra firme foi preenchido.

A cidade que possui 15 mil habitantes tem como principais pontos turísticos: o Palacio Ducal (1563), também chamado de Palazzo della Corgna, onde já se hospedaram pessoas muito importantes como Nicolau Machiavel e Leonardo da Vinci; as Igrejas Santa Maria Maddalena (1860) e San Domenico (1636); e a Fortaleza Rocca del Leone (1200).

Entrada para o Centro

Na Praça Mazzini

Castiglione é uma das aldeias mais lindas da Itália

Passagem que interliga o Palácio Ducal a Rocca del Leone

Interior do Palácio Ducal (Palazzo Ducale)

A construção da Rocca del Leone começou em 1200, sendo que em 1503 foi ampliada e melhorada

A melhor coisa que podemos fazer em Castiglione é dar uma volta pela Rocca. Ingresso: 7 euros

Como a fortaleza fica na beira do Lago, dá a impressão que foi construído sobre as águas, formando um panorama ainda mais surreeaal!



5. SPELLO

A rua mais famosa e florida de Spello

A cidade da arte e das flores tem 8 mil habitantes e também é uma das aldeias mais lindas do país. Spello é uma maravilha para quem ama fotografar (assim como eu 😊). Uma rua, uma parede, um canto é bonito para tirar fotos. Eu apelido esses lugares de "fotogênico". Adooro cidades assim... #SpelloBundchen kkkkkk

Aqui tem um evento muito especial que acontece todo ano na época de Corpus Christi (maio/junho) chamado Le Infiorate di Spello, onde constroem longos tapetes (1,5 km) com desenhos feitos de flores e pétalas para honrar a passagem do corpo de Cristo. O evento também escolhe, em varias categorias diferentes, as melhores obras para premiar como vencedoras do ano. São levadas em consideração somente as de cunho religioso.

Além desse evento existe um concurso chamado "Finestre, balconi e vicoli fioriti" (Janelas, varandas e ruas floridas), ganhando aqueles que tiverem os respectivos lugares eleito como os mais bonitos e floridos. Essa simples e inocente "brincadeira" que incentiva os moradores a florir suas ruas e casas destacou Spello como uma das cidades mais floridas da Itália.

Quando eu fui era início de primavera e a maioria das flores nem tinha desabrochado ainda. Por isso aconselho ir no ápice da estação, final de maio e meio de junho, porque a cidade vira uma coisa de outro mundo. Como muitos dizem, Spello vira um paraíso botânico.



Le Infiorate di Spello. fonte: Incantevole Spello

A Porta Venere e suas Torres de Properzio, que existem desde antes de Cristo, continuam muito bem conservadas. Do alto da Torre (da direita) temos um Belvedere (panorama). Ingresso: 5 euros. Existe outro Belvedere na parte alta da cidade e não precisa pagar, mas eu particularmente gostei muito do panorama que essa Torre nos proporciona



Igreja de Santa Maria Maggiore (século XIII)




4. GUBBIO

Teatro Romano (27 a.C) de Gubbio. Estacionamos o carro aqui perto e passeamos por toda a cidade a pé. Foi um dia maravilhoooso!

Logo na entrada já damos de cara com uma placa escrito "a cidade medieval mais bonita da Itália". O seu território é montanhoso e com colinas. Aqui tem muitos monumentos e pontos de interesse para conhecer. Pra mim, Gubbio e as 3 cidades que menciono abaixo estão todas em 1° lugar. São os 4 lugares indispensáveis no roteiro de quem vai passear pela Umbria.

Gubbio vira atração todos os anos no período natalício, quando constroem, deitada sobre a montanha, a árvore de natal mais alta do mundo (700 metros). Neste ultimo ano, 2017, a árvore foi acesa do espaço pelo astronauta Paolo Nespoli. Um espetáculo muito emocionante!

Tem outros eventos que atraem muita gente pra cá, como o Festival del Medioevo (na primeira semana de outubro) e a Festa dei Ceri, que acontece desde 1160 (em 15 de maio, em honra ao padroeiro da cidade, Sant'Ubaldo). A ruas ficam lotadas, todo mundo caracterizado, a cidade volta completamente no tempo! Fico imaginando o quão mágico deve ser curtir essa experiência.

Parte detrás do Duomo de Gubbio

Palazzo dei Consoli (1349), o símbolo da cidade, considerado um dos palácios públicos mais imponentes da Itália. Fica na Praça Grande (Piazza Grande), parte alta da cidade

Esse é o panorama da Praça Grande

O Duomo é geralmente o monumento mais bonito, simbólico e visível da cidade, porém o de Gubbio (1229) é um pouco frustante, pois fica numa rua estreita, escondida e sua fachada não é tão surpreendente quanto se espera. Mas esse detalhe se torna insignificante perto do esplendor que é Gubbio por completo. O Palácio Ducal fica em frente ao Duomo

Caminho para chegar no Duomo

Ainda aproveitando da vista que a Praça Grande nos proporciona

Estátua de Sant'Ubaldo (1774), padroeiro de Gubbio, situada no topo da Rua Garibaldi, ainda na parte alta da cidade

Igreja de San Domenico foi construìda sobre uma igreja que existia desde antes de 1180. Foi modificada no século XVI e XVIII, mas sua fachada permaneceu incompleta. Eu simplesmente amei a fachada dessa igreja. Ela fica de frente a rua que vai dar na Praça Grande



Praça Quaranta Martiri, parte baixa da cidade

Igreja de San Francesco (1256), se encontra na Praça Quaranta Martiri


3. ORVIETO

Duomo de Orvieto (1591)

Orvieto surge sobre um alto penhasco de tufo calcário e substancias vulcânicas. Apesar de evidências indicarem que os seus primeiros habitantes surgiram no ano 700 a.C, acredita-se que Orvieto já era habitada na Idade do Ferro ou do Bronze. Sabe o que isso significa?! Que talvez Orvieto exista desde 3000 a.C! Desde a pré-historia! 😱

Dizem que Orvieto é o coração da Umbria. Eu concordo! É quase impossível falar de uma coisa sem mencionar a outra. A cidade é tão linda e tão pequena que dá vontade de apertá-la só com um abraço! Mas na verdade é ela que nos abraça! E que abraço acolhedor! Aqui as pessoas são muito receptivas e simpáticas!

Sabe um lugar que tem uma variedade de programas é Orvieto! Além dos lugares que mencionei nas fotos abaixo, vale a pena ver: O Labirinto de Adriano (século V) um arquipélago soterrado com esculturas e obras bem exóticas, fica logo na entrada da cidade, na parte baixa; Abbazia dei Santi Severo e Martirio (século VI) fica a 17 min (7 km) de Orvieto; e pra fechar com chave de ouro, se tiver tempo, visite Civita di Bagnoregio (40 min de Orvieto), lá você verá um dos panoramas mais fabulosos da Itália.

Vista para o Duomo do alto da Torre del Moro. Ingresso: 2,80 euros. Recomendadissimo!

Cidade Soterrada. Os habitantes de Orvieto, 2500 anos atras, em busca de água, poços, túneis e cisternas, começaram a escavar o que hoje é conhecida como Orvieto Underground. Ingresso: 6 euros. Se tiver interesse em conhecer, a bilheteria fica em frente ao Duomo e aconselho a comprar o ingresso logo, pois a visita é bem limitada.

Cidade Soterrada (Città Sotterranea ou Orvieto Underground)


Poço de San Patrizio (1527) único exemplo no mundo de perfeita harmonia entre arquitetura e engenharia artística. Fica na parte baixa da cidade, ao lado da Fortaleza Albornoz. Ingresso: 5 euros. fonte: www.sistemamuseo.it

Quando eu vi o Duomo de Orvieto (1591) chega me assustei, porque é muito parecido com o de Siena. "Como assim? Copiaram na cara dura!" kkkkk Eu não entrei no Duomo porque preferi conhecer Orvieto Underground. Ingresso para o Duomo: 5 euros

Torre del Moro. Do topo temos uma vista 360° de Orvieto

Palazzo del Capitano del Popolo

Fortaleza de Albornoz (1364), foi destruida e reconstruida algumas vezes até 1888, quando começou a decair. Fica na parte baixa da cidade, logo na entrada de Orvieto.


2. PERUGIA

Via Dell'Acquedotto (século XIII)

Comentando com algumas pessoas que iriamos passear pela Umbria, nos disseram para não passar por Perugia, pois não valia a pena. E olha onde ela veio parar! No segundo lugar da lista! E pra mim ela foi fundamental para tornar essa viagem ainda mais surpreendente.

Em comparação com as outras cidades, aqui é gigante! Tem 169 mil habitantes. Mas não se preocupe porque os seus principais pontos turísticos ficam todos na mesma zona do centro histórico. Perugia é famosa por fazer um dos melhores chocolates da Itália: o Perugina. E também é sede de uma das universidades mais antigas do mundo, a Università degli Studi di Perugia, do ano 1308.

O escritor americano Henry James falou sobre Perugia em seu livro Transatlantic Sketches, e deu um conselho que eu achei muito interessante e valido compartilhar com vocês! Segue o trecho: "Talvez farei um favor ao leitor dizendo como deverá passar uma semana em Perugia. A sua primeira atenção será de não ter pressa, de caminhar por todos os lugares muito lentamente e sem meta, e de observar tudo aquilo que seus olhos encontrarão." (Transatlantic Sketches, 1875)

Arco Etrusco (século III a.C), fica a 5 min a pé da Praça Principal (Piazza IV Novembre)

O Palácio Gallenga Stuart (século XVIII)  é a Universidade para Estrangeiros. Fica do lado do Arco Etrusco

Vista do alto da Rocca Paolina, próximo a Praça Italia. Ao fundo da foto, em destaque, a Igreja de San Domenico (1632)

Uma parte da Rocca Paolina (1543), foi construída a pedido do Papa Paolo III Fornese, isso gerou grande revolta entre a população, pois foram destruídas varias casas para dar espaço a majestosa Rocca. (Estacionamos o carro aqui perto)

Piazza Italia

Centro Histórico

Fonte Maggiore (1278), ao fundo o Duomo de Perugia

Fachada do Duomo de Perugia (1490)

Piazza IV Novembre, praça principal. Foi aqui que eu comi a pizza mais gostosa de todas que já experimentei na Itália. (Detalhe: eu não gosto muito de pizza 😅) Ao fundo em destaque o Palácio dei Priori (1293-1443) e na direita, a Fonte Maggiore (1278)

Palazzo dei Priori (1293-1443) - Galeria Nacional da Umbria

Via dell'Acquedotto (Via Appia e Via Fabretti) - Uma longa pontezinha (viaduto) bem estreita que passa entre as casas do bairro. Um dos panoramas mais exóticos que já vi! Isso foi o que eu mais amei em Perugia, e também foi uma das coisas que mais amei conhecer em toda a viagem! Muito amor por esse lugar! 💗


1. ASSISI

A Basilica di San Francesco di Assisi é composta por dois andares: Basilica Inferiore (1228-1230) e a Basilica Superiore (1230-1253) além do Cripta (subterrâneo) onde está sepultado San Francesco de Assisi

Assisi (Assis) não é só considerada a cidade mais bonita da Umbria, é também uma das cidades mais bonitas da Itália. Mas a sua beleza fica em segundo plano porque ela tem um significado muito mais especial e relevante: Assisi foi o lugar onde nasceu, viveu e morreu São Francisco de Assis (1181-1226), o padroeiro da Itália e um dos santos mais populares e venerados do mundo. Esse é o principal motivo que atrai tantos italianos, católicos, devotos e admiradores de qualquer lugar, em todas as épocas do ano.

É preciso mais de um dia para conhecer bem a cidade e infelizmente pra mim foi correria de apenas uma tarde. Voltaria a Assisi o mais rápido possível para admirá-la como se deve. Aqui o importante não é quantos pontos turísticos uma pessoa consegue ver em poucas horas, e sim quanto tempo podemos ficar para apreciar tudo com calma e poder sentir a paz de um lugar abençoado.

Apesar de ser relativamente pequena, com 24 mil habitantes, tem muitos lugares para visitar. Vale a pena passear até pela menor rua do seu enorme centro histórico, porque elas são todas lindas! Sério! Eu cansei muito de tanto que caminhei e só penso que deveria ter caminhado muito mais. Além dos lugares que citei nas fotos abaixo, tem ainda a Basilica di Santa Chiara (1260); Igreja de San Lorenzo; Rocca Maggiore (1174); Eremo delle Carceri, fica a 10 min de Assisi; e a Basilica di Santa Maria degli Angeli, onde São Francisco se recolhia em oração, fica a 5 km de Assisi.

Na Praça del Comune: o Palácio del Capitano del Popolo (1282), a Torre del Popolo (século XIII), Tempio di Minerva (ano 30 a.C.)
 
Ainda na Piazza del Comune: a Fontana dei Tre Leoni (século XVI) e ao fundo o Palazzo dei Priori (século XIV), que fica quase em frente ao Tempio di Minerva

No interior do Templo de Minerva está a Igreja de Santa Maria sobre Minerva (1539)



Igreja de San Rufino (sua ultima restauração foi em 1571)

Na minha opinião, Assisi não é uma cidade para tirar altas fotos...
Assisi é para admirar, vivenciar, sentir!

Il Pellegrino di Assisi (ou O Peregrino de Paz): Escultura de bronze feita por Norberto Proietti em 2005, fica em frente a Basílica Superior de São Francisco, na Praça Superior. A estátua representa Francisco jovem, abatido, voltando da guerra entre Assisi e Perugia que começou em 1154 e durou até 1203

Praça Inferior da Basílica de São Francisco

Vista de longe, a Basilica di San Francesco



OUTRAS CIDADES BONITAS NA UMBRIA:

Foligno
Città della Pieve
Terni
Bevagna
Todi
Norcia (que foi atingida por um forte terremoto em 2016 😢).

O MEU ROTEIRO FOI:

1° DIA: Spoleto e Passignano sul Trasimeno
2° DIA: Gubbio, Perugia e Castiglione del Lago
3° DIA: Spello, Assisi e Lago Trasimeno
4° DIA: Orvieto

Qual cidade vocês gostaram mais?! Comentem! Quero muito saber! 😀 E pra quem já conheceu a Umbria, concorda comigo?! Tem outra lista?! Compartilha com a gente! Quem quiser ver mais fotos de outras viagens minhas é só me acompanhar pelo instagram @mary_linny.

Alla prossima, ragazzi! Arrivederci! :)

0 comentários

Posts Relacionados